Como criar um roteiro de estudos eficiente

Ter foco na hora de estudar não é fácil, por mais que a gente tente, sempre vem algo para nos atrapalhar, mas com um roteiro de estudos eficiente, estudar fica mais fácil, organização e foco terão que ser seus maiores aliados. Nesse artigo você vai conseguir ler varias dicas que vão te ajudar a se organizar melhor na hora de estudar, Continue lendo abaixo!

Uma das coisas mais difíceis para quem busca passar em um concurso, é montar uma rotina de estudos. Qual o melhor horário para estudar? Quantas horas estudar cada matéria por dia? É preciso planejamento e auto conhecimento para definir bem como será seu plano de estudo de acordo com suas necessidades.roteiro de estudos

 

– Organizar a rotina de estudos

Tudo começa olhando sua rotina de estudos, esse é o momento de analisar quanto tempo você tem disponível para estudar. E pensar em quais atividades terá que sacrificar para poder estudar o suficiente. Faça uma planilha no Excel e marque cada horário seu, suas atividades do dia e a quantidade de horas que elas levam, coloque também seu tempo livre e os horários de estudo.

Acima do seu plano de estudos, coloque seu objetivo, de forma que fique claro o que você quer. Anote todas as suas atividades e os seus respectivos horários para ficar claro que dentro daquele espaço de tempo, você tem que executar aquela tarefa.

 

– Definir os horários de estudo

Após definir a rotina, e preciso definir quantas horas de estudos por dia você terá disponível. Olhando sua tabela, basta verificar cada espaço de tempo livre, esse espaço será direcionado para o estudo. Não pense que é preciso muitas horas para estudar, cada minuto importa, repare que se sobrou tempo após o almoço, se você chegou mais cedo em cada, estude. Esses 10 ou 20 minutos vão fazer diferença na sua vida. Entretanto, não esqueça de separar um tempo para descansar, estabeleça horários de descanso para restabelecer suas energias.

 

– Selecionando as matérias para estudar

Nessa dica, muito estudantes se enrolam, não organizando da melhor forma qual matéria estudar e quantas horas disponibilizar para cada matéria. Uma pergunta que vai ajudar a começar a organizar essa tarefa é: Eu preciso dessa matéria para ser aprovado? Se sim, dê mais foco para ela que outras que não tem tanto peso para você.

Separe as matérias que tem que estudar, e as classifique por peso e dificuldade. Classificando dessa forma, basta você designar mais horas para matérias que você precisa de mais pontos e menos horas para matérias que não tem tanto peso na sua prova.

 

– Criar horários de estudo

Na hora de criar cronogramas de estudos, não crie cronogramas fixos. Pois eles são rígidos e podem te atrapalhar.

Fazendo com que algumas matéria sejam esquecidas. A melhor maneira é estudar por ciclos, inserindo todas as matérias em uma planilha e o tempo estimado de estudo delas, dando prioridade sempre para matérias mais importantes.

Para ter mais segurança e evitar imprevistos, em um ciclo de 10 horas, terá duração de 30 dias e você estudará 5 matérias, dando 2 horas para cada matéria. Seguindo esse ciclo, nenhuma matéria será menos estudada que outra.

 

– Dicas extras para melhorar a rotina de estudos

Lembre-se que para todo esse planejamento dar certo, é preciso prática! Não adianta ter um roteiro de estudo e não aplicar no seu dia-a-dia. Para deixar sua rotina de estudos ainda melhor, segue algumas dicas extras:

# Aumentar a produtividade dos estudos

# Evitar distrações na hora de estudar

# Fazer um cronograma de revisão

# Fazer um cronograma de exercícios

 

Garanto que esse artigo abriu sua mente, não é mesmo? Agora estudar ficou mais simples e mais organizado! Como foi dito antes, agora é preciso colocar em prática todas essas dicas! Se você gostou, deixe um comentário aqui em baixo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *